O alimento e seu significado
Será que somos nós quem definimos o que vamos comer ou somos definidos pelo que comemos?
A comida tem um significado mais amplo do que apenas o sustento e interfere psicologicamente na vida de todos.
Faremos uma viagem na história da humanidade e a influência sexual dos alimentos no cotidiano da sociedade.
A maioria dos legumes e vegetais ligados ao universo masculino. Frutas em sua quase totalidade são ligadas ao feminino.
“Ovos são femininos, e bacon é masculino, não devido a pontos de vista estereotipados sobre os papéis masculinos e femininos — à mesa do café-da-manhã, no trabalho ou na cama —, mas devido a associações subliminares: uma espécie de fronteira psicológica da alma. Machos, em nossa visão da vida primitiva, eram os caçadores. O homem subjugava a besta; era ele quem trazia o bacon para casa. As mulheres — assim gostamos de imaginar — eram coletoras. Delas eram as cestas para apanhar os ovos; o receptáculo uterino, capaz de conter a semente. Deles eram as armas fálicas — a lança, a faca, a flecha e, mais tarde, as balas. Ele era duro e forte. A comida “de homem” que o sustentava era feita à sua imagem e semelhança. Ela era suave e curvilínea. Seu corpo ainda se molda em função de sua prole; antes e depois do nascimento desta. Quanto mais suave a comida, mais acalentadoramente feminina ela é.
Não se comem aranhas tarântulas, mas uma lagosta é muito bem-vinda. Frango é extremamente saboroso, mas não gralhas.
Comer é um processo complexo que não depende apenas das papilas degustativas, mas também da história pessoal, julgamento, cor, aroma, textura, e sabor.
Porém qual a relação com o sexo?
A boca, língua, o ato de chupar, morder e lamber que são usados durante a alimentação, também estão presentes quando interagimos com o próximo. Já nas escolas, as imagens da banana e das salsichas geram piadinhas terríveis entre as crianças.
O prazer de comer ou o prazer da libido, a fome e o apetite sexual, essas são algumas das diversas associações que mostra as importantes conexões feitas na mente humana antes, durante e depois da alimentação.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário